Serra do Rio do Rastro e Bom Jardim da Serra - Santa Catarina


Serra do Rio do Rastro: Esta foto foi tirada do mirante no alto da serra, à 1425m de altitude.


A Serra do Rio do Rastro está no sul do estado de Santa Catarina. É cortada pela SC-438, estrada que sobe a serra, passando por um relevo bastante íngreme, com curvas bem fechadas e descrevendo um enorme zigue-zague.

No dia 08/12/2012 deixamos Floripa de manhã, já meio tarde, e seguimos sem pressa. Paramos para almoçar em Laguna pelo meio da tarde. Depois, em Tubarão, saímos da BR-101 e fomos em direção à serra. Já havia anoitecido quando subimos a Serra do Rio do Rastro. Porém o trecho mais empinado da serra fica todo iluminado de noite, o que ajuda um pouco.

Subindo a serra, estava uma forte neblina, com visibilidade de apenas poucos metros. Mas quando chegamos no alto, estávamos acima das nuvens. Paramos no mirante para curtir o visual: Um mar de nuvens pouco abaixo de nós e a serra emergindo acima das nuvens. E, apesar do verão e do calor que fazia lá embaixo, aqui em cima estava um friozinho gostoso.

Deixamos o mirante, no alto da serra, que está à 1425m de altitude e seguimos então para Bom Jardim da Serra, pequena cidade alguns quilômetros adiante, à 1250m de altitude. Chegando lá demos uma volta pela cidade em busca de pousada. Depois de fazer uma pesquisa e decidir onde ficaríamos, descarregamos nossas coisas na pousada e saímos à pé para comer uma pizza num restaurante por perto.

No dia seguinte (09/12) deixamos Bom Jardim no final da manhã e seguimos de volta para a serra. Paramos novamente no mirante para curtir o visual. Estava um lindo dia de sol. Ficamos um bom tempo por lá, tiramos várias fotos e, depois, continuamos nossa viagem. Descemos a serra e depois seguimos rumo à Porto Alegre, onde chegamos no final da tarde. Meus pais, meu irmão e a Tania iam passar a semana com nós em casa, para no próximo sábado seguir de volta para São Paulo.


A estrada da Serra do Rio do Rastro (a SC-438), com suas inúmeras curvas, formando um imenso zigue-zague.


As encostas da Serra do Rio do Rastro.





A pequena cidade de Bom Jardim da Serra, localizada à cerca de 1250m de altitude, está próxima da Serra do Rio do Rastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário