Itatiaia - matando a saudade

Após passar cinco dias em São Bento do Sapucaí, eu e o David acordamos cedo na segunda-feira (16/07/2012), arrumamos as coisas, carregamos o carro e deixamos a cabana pouco depois de clarear o dia. Viajamos para o Parque Nacional de Itatiaia, lugar que fazia muitos anos que eu não ia. O tempo estava chuvoso. Chegamos na guarita de entrada da parte alta do parque por volta das 11:00. Apesar de não termos feito reserva para ficar dentro do parque, conversamos com o guarda-parque e felizmente conseguimos a autorização para acampar. Show! Seguimos de carro até o Abrigo Rebouças e montamos acampamento.

O tempo estava feio mas pelo menos ainda não estava chovendo. Então aproveitamos para "escalaminhar". Acho que já eram mais de 13:00 quando saímos rumo à Agulhas Negras. Nossa idéia era subir pela via Aspirina ou pela Formigueiro. A Aspirina, eu acho que já havia descido por ela muitos anos atrás, mas realmente não lembrava nenhum detalhe do caminho. E a Formigueiro nós nunca tínhamos feito. Adoro estar em Itatiaia explorando e descobrindo seus caminhos menos frequentados. Depois da caminhada até a base de Agulhas, começamos a subida pela via Pontão e, após subir a rampa mais inclinada de aderência, desviamos para a esquerda. Então, acabamos entrando na via Formigueiro e fomos subindo pela grande canaleta com bonitas formações (a rocha neste lugar é cheia de buracos, nos fazendo imaginar que estamos em um enorme formigueiro). Ao final da canaleta, chegamos no colo que está entre o cume Norte e o cume onde está o Pontão Ricardo Gonçalves. Ou seja, dos quatro grandes cumes que se vê em Agulhas, estávamos entre os dois mais da esquerda. Então, a partir desde colo seguimos para o cume Norte, no qual nem eu nem o David ainda não tínhamos pisado. Procurando um caminho possível entre as pedras chegamos no topo do Pontão Norte. Ventava forte, garoava e fazia um frio de rachar. Estávamos no meio das nuvens e por isso não tínhamos nenhuma vista. Assim, saímos logo do cume e começamos a descer para fugir do vento. Descemos também pela via Formigueiro. Após sairmos da canaleta buscamos a via Aspirina, pois nossa idéia era ainda aproveitar o final do dia para ir até o Pontão Ricardo Gonçalves. No entanto, assim que começamos a procurar a via Aspirina a garoa se transformou em chuva. Hora de ir embora... Terminamos a descida pela via Pontão. E quando já estávamos quase lá embaixo a chuva parou, abriu um buraco no meio das nuvens e o sol iluminou a paisagem com uma linda luz de final de tarde. Tempo louco! Continuamos nosso caminho de volta até o Abrigo Rebouças.


Após o rampão mais íngreme da via Pontão, em Agulhas Negras


Subindo pela via Formigueiro, em Agulhas Negras


Na via Formigueiro


No Pontão Norte de Agulhas Negras. Meu GPS registrou 2762m de altitude.


Pôr-do-sol em Itatiaia


Nesta foto pode-se ver a Pedra Assentada


Pico de Prateleiras no pôr-do-sol


Choveu de noite e o tempo continuou ruim no dia seguinte (17/07). Dormimos até tarde, desmotivados pelo tempo. Por volta do meio dia resolvemos enfrentar o clima e sair para caminhar e quem sabe até escalar algo, se a garoa permitisse. Assim, fomos para Prateleiras. Acabamos não escalando nada. Mas subimos até o cume pela via do Cavalinho (via Norte), assinamos do livro (para minha surpresa, pois até a última vez que tinha estado lá não havia livro no cume de Prateleiras) e descemos pela via do Pulo do Gato (via Sul). Aproveitamos para explorar algumas pedras e possibilidades de vias conforme descíamos e voltamos para o acampamento.

No cume de Prateleiras


Choveu a noite inteira. Acordamos bem cedo na quarta-feira (18/07), arrumei minhas coisas e deixamos o acampamento quando o dia estava começando a clarear, debaixo de chuva. O David me deu uma carona até Engenheiro Passos e depois subiu novamente para o parque, pois ele ainda ficaria alguns dias por lá. E eu peguei um ônibus até Resende e então outro de volta para São Paulo. Passei uma noite na casa de meus pais e na quinta-feira já peguei meu vôo de volta para Porto Alegre.

Uns dias depois o David me escreveu dizendo que o tempo abriu no dia seguinte do que eu fui embora. A frente fria passou e a temperatura chegou aos -6ºC. É... pelo jeito não tive tanta sorte com o tempo. Mas mesmo assim foi muito legal estar novamente em Itatiaia, um lugar que é muito especial para mim, gosto muito e que em outros tempos frequentava tanto que considerava a minha segunda casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário