Congonhas - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 3

No dia 05/07/2012, deixamos Tiradentes de manhã, passamos por São João Del Rei e então por Congonhas, onde chegamos de tarde. Cruzamos a cidade, que nos pareceu meio caótica, e fomos até o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, objetivo de nossa rápida visita em Congonhas.

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma Basílica, um Adro, onde estão as famosas esculturas dos Doze Profetas feitas por Aleijadinho, e ainda algumas Capelas com cenas da Paixão de Cristo. O conjunto foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX.


Santuário de Bom Jesus de Matosinhos: Vista da Basílica e adro com escadaria e as estátuas dos Doze Profetas.


Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1795 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.


A Basílica e, logo em frente, no adro, estão localizadas as esculturas dos Doze Profetas.


Justo na tarde em que passamos por lá estava sendo realizada a manutenção periódica das esculturas dos Doze Profetas, em que é aplicado um produto para efetuar limpeza e evitar a formação de fungos e musgos. A TV estava lá para fazer uma reportagem sobre essa manutenção (que é feita de vez em quando) e meus pais e a Deise foram entrevistados (enquanto eu fugi das câmeras). Eles apareceram de noite na TV Globo, no jornal local de MG.


O santuário está localizado no alto de um morro, de onde se tem essa vista da cidade de Congonhas.


Depois de nossa visita por Congonhas continuamos a viagem rumo à Ouro Preto. No caminho passamos por Ouro Branco e por uma região de serras e bonitas paisagens e chegamos no final da tarde em Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário