Xiangcheng - China

Chegamos na noite de 13/11/2010 em Xiangcheng, vindos de ônibus de Litang. Xiangcheng está situada em um vale, à 2900m de altitude, em meio às montanhas, na província de Sichuan, próximo da fronteira com o Tibet.

A princípio não tínhamos grandes interesses de passar um dia inteiro em Xiangcheng. Pretendíamos já seguir viagem no dia seguinte de manhã cedo. Porém, quando chegamos já era noite e o guichê de venda de passagens no terminal de ônibus já estava fechado. Assim, acordamos de madrugada no dia seguinte (14/11), arrumamos as mochilas e fomos para a rodoviária tentar pegar o ônibus. Doce ilusão. As passagens estavam esgotadas. Descobrimos que este ônibus é super concorrido.

Voltamos para o hotel e dormimos mais um pouco. De tarde compramos nossas passagens para o dia seguinte e saímos para caminhar e conhecer a cidade. À primeira vista, Xiangcheng é uma feia massa de edifícios de concreto. Porém, já quase saindo da cidade encontramos várias casas no estilo tradicional, além de um lindo monastério. E no final das contas, até que foi gostoso termos ficado aquele dia para conhecer o lugar.


O centro de Xiangcheng


Xiangcheng está em um vale cercado por montanhas. A cidade é pequena e, ao sair um pouco do centro, já se pode encontrar casas construídas no estilo tradicional tibetano.


Uns 15 minutos de caminhada e já estávamos praticamente fora da cidade.

Então, subimos um morro, até chegar no monastério:

Monastério Gedan Sangpi Luobuling


O monastério de Xiangcheng.


O monastério é cheio de detalhes esculpidos e pintados em madeira, com figuras budistas.


Um pouco abaixo do monastério, há diversas casas no estilo tradicional tibetano.




Detalhe de uma janela


Este vilarejo está um pouco mais adiante. Não chegamos a ir até lá, mas apenas olhamos do caminho para o monastério.


Caminhão carregado com galhos e algumas pessoas em cima.


Menina, no centro de Xiangcheng.


A cidade de Xiangcheng e o trajeto que percorremos nos últimos dias desde Chengdu.


Acordamos cedo novamente no dia 15/11 e fomos para o terminal de ônibus. Desta vez, já com as passagens em mãos, compradas com antecedência, não tivemos problemas para pegar o ônibus. Assim, deixamos Xiangcheng e seguimos viagem rumo à Shangri-La. Foi uma linda viagem.


DICAS:
- O ônibus de Litang para Xiangcheng custa 64 yuan e sai às 14:00 do terminal de ônibus. São 5 horas de viagem. Este ônibus vem de Kangding e é bastante concorrido, pois muitas vezes já pode estar cheio quando passa por Litang. É possível também ir para Xiangcheng de van, mas custa mais caro.
- O ônibus de Xiangcheng para Shangri-La custa 83 yuan e sai às 6:00 do terminal de ônibus. São 7 horas de viagem. Este ônibus é bastante concorrido e é comum não haver passagem para comprar na hora. Geralmente é preciso comprar a passagem no dia anterior. A venda das passagens se inicia às 14:00, mas vinte minutos antes já tem bastante gente esperando na frente do guichê.
- Nos hospedamos em um hotel que está à uns 50 metros do terminal de ônibus de Xiangcheng, chamado Ka Sha Sha. O quarto duplo com banheiro dentro custa 60 yuan.
- Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário