Leshan - China

Leshan é uma cidade de pouco mais de 150 mil habitantes, situada na província de Sichuan, à cerca de 120km de Chengdu. No dia 08/11/2010 pegamos um ônibus em Chengdu e fomos conhecer Leshan. Nos instalamos em um hotel no centro da cidade e partimos para nosso objetivo, que era conhecer o Buda gigante esculpido na rocha na margem do rio. Custou-nos um bom tempo para descobrirmos alguma maneira barata de ver o tal Buda. O lugar é bastante turístico e parece que todos os caminhos tentam empurrar as pessoas para os passeios de barco que levam até o Buda. Porém, nós descobrimos uma opção de custos bem mais acessíveis e bastante frequentada pelos locais. Assim, cruzamos o rio com um pequeno barco até a outra margem, de onde se pode ver o Buda logo em frente, mas não tão de perto. Não era o ideal, mas foi o que o nosso bolso permitiu.


A principal atração de Leshan é o enorme Buda esculpido na rocha na margem do rio, com 71 metros de altura. Sua construção foi iniciada no ano 713, liderada por um monge chamado Haithong. Ele esperava que a imagem do Buda iria acalmar as águas turbulentas do rio que atormentava os barcos que passavam por lá. Porém, depois de sua morte o projeto foi interrompido por falta de recursos. Somente 70 anos depois, foi dada continuidade aos trabalhos. Assim, no ano 803 o enorme Buda foi finalmente concluído pelos discípulos de Haitong.

E as águas do rio realmente ficaram mais calmas após a presença do Buda. A enorme quantidade de rocha retirada da encosta e depositada no fundo do rio, logo abaixo, alterou a correnteza do rio, tornando-o seguro para a passagem dos barcos.

Giant Buddha


Leshan localiza-se na confluência dos rios Dadu e Min. No centro da cidade, há uma muralha ao redor dos rios, como pode-se ver nesta foto.


O reflexo de Leshan no rio


É comum ver nas ruas da China, em frente aos estabelecimentos comerciais, os funcionários sendo instruídos pelo gerente. Esta cerimônia parece acontecer sempre no início e no fim dos expedientes (provavelmente para falar de motivação e resultados). A cena parece meio militar, mas na China é assim que funciona...


Leshan


DICAS:
- Os ônibus para Leshan saem da Xinnanmen Bus Station em Chengdu e custam 45 yuan. São 2 horas de viagem.
- O barcos turísticos para ver o Buda de perto custam 70 yuan por pessoa e saem do cais no Rio Min, ao lado da Rua Binjiang Lu. Porém, nós optamos por uma alternativa bem mais barata (mas que também não chega tão perto do Buda): Pegamos um barco que sai do cais de barcos locais, no Rio Dadu, ao lado da Rua Binhe Lu, e cruza o rio por 1 yuan por pessoa até uma ilhota e em seguida até a outra margem, ao sul.
- Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário