Krabi - Tailândia

No dia 31/07/2010 pegamos um ônibus de Phang-Nga para Krabi, uma cidade bastante conhecida como destino turístico, porém sem grandes atrativos. Na verdade, as grandes atrações estão nos arredores, onde estão lindas praias e ilhas. Assim, chegando em Krabi pegamos um sawngthaew (transporte coletivo da região) até a praia de Ao Nang, onde decidimos ficar por pelo menos um dia para conhecer. Porém, acabamos ficando 7 dias, pois descobrimos que Ao Nang, além de ser um lugar muito bonito, é uma boa base para conhecer outros lugares da região. De lá saem os barcos para outras praias e ilhas e, além disso, é um lugar com opções baratas de hospedagem e alimentação.

No dia 03/08 de manhã pegamos um barco para Hat Rai Leh West, onde fomos passar o dia e conhecer também as demais praias ao redor.


Paramos rapidamente em Hat Ton Sai antes do barco seguir para a praia ao lado, Hat Rai Leh West.


Paredão de pedra em Hat Ton Sai.


O barco nos deixou na Hat Rai Leh West.


A linda praia Rai Leh West. Bem ao fundo, pode-se ver também a Hat Ton Sai.

De Hat Rai Leh West caminhamos até as praias vizinhas, Hat Rai Leh East e Phra Nang:

Phra Nang é provavelmente a praia mais bonita que conhecemos. Ao lado da praia um enorme paredão de rocha calcária avança sobre a água, formando algumas grutas com estalactites.


Phra Nang: O mar parece uma piscina!


Em Phra Nang


Barco em Phra Nang


Ilhas em frente a Phra Nang


Caverna e estalactites na praia de Phra Nang


Brincando em um boulder em cima da água, em Phra Nang.


Phra Nang é cercada de imponentes paredes de rocha calcária, onde é possível escalar ao lado da praia.


Escalador em Phra Nang, um verdadeiro paraíso da escalada esportiva em uma linda praia. Além de Phra Nang, também é possível escalar nas outras praias ao redor, tais como Ton Sai e as duas Rai Leh. A região conta com cerca de mil vias de escalada esportiva.


No caminho entre as praias de Phra Nang e Rai Leh East.


Hat Rai Leh East é uma praia de mangue e não é boa para banho.


No canto da praia de Rai Leh East há uma falésia, com várias vias de escalada.


Escaladores em Hat Rai Leh East.


No final do dia, quando fomos pegar o barco em Hat Rai Leh West, estava armando uma tempestade. Após passar a chuva, voltamos de barco até Ao Nang, com um mar bem agitado.


A bela praia de Phai Plong Bay, localizada ao leste de Ao Nang, pode ser acessada por uma trilha de 15 minutos de caminhada.


Uma impressionante torre de rocha calcária, em frente Phai Plong Bay.


A praia Hat Noppharat Thara está à oeste de Ao Nang. Quando a maré está baixa, pode-se chegar caminhando nesta pequena ilha em frente à praia.


Ilha em frente Hat Noppharat Thara


Barco na foz do rio, no canto da praia de Noppharat Thara.


A praia de Ao Nang


Macacos na praia de Ao Nang.





O ponto de vista do caramujo...


Tsunami!!! Toda a Costa de Andamam, na Tailândia, foi fortemente atingida pelo tsunami de dezembro de 2004 e, atualmente, existem várias placas de alerta e indicações de rotas de fuga.


Ao Nang, assim como todas as cidades da Tailândia, possui muitas bancas de rua onde são vendidas comidas típicas. Para os tailandeses é muito comum comer na rua. E para os turístas é uma ótima opção, porque, além de poder provar a autêntica comida tailandesa, possibilita o contato com os habitantes locais. A comida costuma ser muito boa e barata. No começo não é facil saber o que provar, mas aos poucos fomos descobrindo os pratos e sabores.


Vista do terraço do nosso hotel, com o pôr-do-sol em uma montanha ao lado de Ao Nang.

No dia 07/08 deixamos Ao Nang. Fomos de van até a cidade de Hat Yai e, então, de ônibus até Kuala Lumpur, na Malásia.

A província de Krabi



Exibir mapa ampliado
À oeste da cidade de Krabi, estão lindas praias, tais como Ao Nang, Hat Ton Sai, Hat Rai Leh West, Phra Nang e Hat Rai Leh East (respectivamente da esquerda para a direita).


DICA: A rodoviária de Krabi está à 4km do centro da cidade. O sawngthaew (transporte coletivo) da rodoviária ao centro custa 20 baht. No centro de Krabi pode-se pegar um outro sawngthaew até a praia de Ao Nang por 50 baht.
Em Ao Nang é possível encontrar algumas opções baratas de pousada e alimentação. Já nas demais praias (Hat Ton Sai e Rai Leh), assim como nas ilhas, as coisas são mais caras.
O Jinda Guesthouse é uma das opções mais baratas em Ao Nang, com quartos de 150 à 300 baht. Porém, na alta temporada (de outubro à fevereiro) os preços dobram. O Jinda Guesthouse possui também internet wi-fi (deve-se pagar 50 baht para ter a senha e poder usar livremente enquanto estiver hospedado lá).
O barco (long tail boat) de Ao Nang para Hat Ton Sai ou Hat Rai Leh custa 200 baht ida e volta por pessoa.
Observação: 1 dólar vale aproximadamente 32 baht.

Um comentário:

  1. Eu estava procurando um bom material para saber o que fazer e para onde ir na Tailândia. Adorei todas as indicações, nomes e inclusive a dica da escalada.

    Parabéns!

    Abraço

    ResponderExcluir