Gorak Shep, Kala Pattar e Everest Base Camp - Trekking no Khumbu (Parte 5) - Nepal

Após cruzar o passo Cho La (5420m), passamos uma noite em Dzonglha (4830m) e, no outro dia, caminhamos até o vilarejo de Gorak Shep (5160m). Nos hospedamos no Buddha Lodge (100 rúpias o quarto para duas pessoas).


Dia 19 (15/05):

O dia amanheceu com céu aberto. Assim, aproveitamos o bom tempo para subir o Kala Pattar (5545m), uma pequena montanha ao lado de Gorak Shep. O Kala Pattar é bastante conhecido por proporcionar uma das melhores vistas do monte Everest. Do cume do Kala Pattar, nós descemos até encontrar a trilha que segue em direção ao final do vale, onde está o acampamento base do Everest (acampamento utilizado como base para os alpinistas que estão tentando escalar o Everest pelo lado nepalês). Após uma descida por pedras soltas, encontramos a trilha principal, que nos levou ao chamado Everest Base Camp. Com o avançar do dia, como é de costume, o tempo já havia nublado. Caminhamos um pouco pelo acampamento e, depois, voltamos para Gorak Shep, onde passamos mais uma noite.


Vista desde o Glaciar Changri Shar, um pouco ao sul de Gorak Shep. Ao fundo pode-se ver, da esquerda para a direita, o Pumori (7165m), o Lintren (6713m), Khumbatse (6639m), Changtse (7550m). No lado direito da foto está o Glaciar Khumbu e, no final do vale, fica o acampamento base do Everest (o Everest não aparece nesta foto - está mais para a direita). O vilarejo de Gorak Shep está escondido atrás das pedras, no lado esquerdo do foto, olhando em direção ao Pumori.


Pumori (7165m)


Gorak Shep (5160m). Ao fundo destaca-se o Pumori (7165m). O Kala Pattar (5545m) é o morro sem neve visível logo à frente do Pumori. Nesta foto pode-se ver inclusive as trilhas de sobem o Kala Pattar.


Casa com placas solares (para gerar energia elétrica) e “solar cooker” (refletor solar para aquecimento de água, utilizado para cozinhar). Não somente em Gorak Shep, mas também em diversos outros lugares, durante toda a caminhada, observamos o uso de fontes alternativas de energia.


No cume do Kala Pattar (5545m)


No cume do Kala Pattar, com o Everest ao fundo.


Vista do cume do Kala Pattar. Da esquerda para a direita, pode-se ver o Changtse (7550m), o Everest (8850m) e o Nuptse (7861m). É visível também uma pequena ponta do Lhotse (8501m), escondido atrás do Nuptse. O acampamento base do Everest está no final do vale, no lado esquerdo da foto, aos pés da Khumbu Icefall (Cascata de Gelo do Khumbu).


Everest (8850m - a montanha mais alta do mundo) e o Lhotse (8501m - a quarta montanha mais alta do mundo - escondida no canto direito da foto). Entre o Everest e o Lhotse, está o Colo Sul, à 8000 metros de altitude, onde as expedições que estão escalando o Everest montam o último acampamento, antes de fazer o ataque ao cume.


Everest (8850m)


Vista do cume do Kala Pattar em direção ao sul. Ao longo do vale, pode-se ver o Glaciar Khumbu. Ao fundo estão, da esquerda para a direita, o Ama Dablam (6856m), o Kantega (6779m) e o Thamserku (6608m).


Bandeirinhas budistas, com o Ama Dablam (6856m) ao fundo.


Vista no caminho para o acampamento base do Everest, que está no final do vale, aos pés da Khumbu Icefall (Cascata de Gelo do Khumbu). Ao fundo, pode-se ver o Changtse (7550m).


Andando pelo Glaciar Khumbu, no caminho para o acampamento base do Everest.


Glaciar Khumbu


Everest Base Camp


Barracas das expedições que estão tentando escalar o Everest


Acampamento base do Everest. Ao fundo está a Khumbu Icefall, um enorme glaciar que desce do Everest e do Lhotse, por onde se faz a primeira etapa da escalada do Everest.


No dia seguinte deixamos Gorak Shep e iniciamos a descida, seguindo o caminho de volta pelo vale.




Para ver as demais postagens sobre esta caminhada, clique nos links abaixo:

Trekking no Khumbu (Parte 1) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 2) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 3) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 4) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 6) - Nepal

3 comentários:

  1. Roberto, este blog e as fotos são muito legais. Na sua opinião, o Kala Pattar é o melhor ponto para ver o Everest? Do acampamento base dizem que a visão é prejudicada, é isso mesmo? Um abraço, Luiz

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz Ricardo,
    Legal que gostou do blog e das fotos!
    Respondendo sua pergunta:
    Do acampamento base não é possível ver o Everest. Já do Kala Pattar, por estar um pouco mais afastado, é possível vê-lo.
    Mas ainda assim, na minha opinião, a vista do Kala Pattar também não é a melhor.
    As melhores vistas são do Gokyo Ri e do Renjo La (veja nas postagens anteriores), pois por estarem ainda mais afastados, pode-se ver todo o conjunto, o maciço do Everest-Lhotse-Nuptse fica mais definido.

    Mas vale a pena conferir todos os lugares, pois cada um tem a sua característica e os seus próprios detalhes.
    Boas caminhadas!!
    Abraço,
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Roberto, obrigado pela pronta resposta. Mesmo do outro lado do mundo, em meio às suas andanças, você foi muito solícito. Já visitei praticamente todo seu blog desta viagem, e obtive informações importantes. Valeu. Continuarei te seguindo! Um abraço e boas viagens!

    ResponderExcluir