Khajuraho - India

Khajuraho é um pequena cidade de aproximadamente 20 mil habitantes, localizada no estado de Madhya Pradesh. Sua principal atração são os vários templos hinduístas e jainistas, que estão entre os mais belos da India. Construídos em arenito, estes templos são grandes exemplares da arquitetura indo-ariana. Mas são suas ricas esculturas que fazem a fama de Khajuraho. Ao longo das fachadas destes templos, inúmeras esculturas retratam cenas do Kama Sutra, mulheres, deuses, deusas, animais reais e mitológicos.
Os templos de Khajuraho foram construídos pela dinastia Chandela entre os anos 950 e 1050 d.C. e permaneceram ativos até que os Chandelas mudaram sua capital para Mahoba. O isolamento de Khajuraho permitiu que os templos fossem preservados da destruição de invasores muçulmanos. Porêm, por esta mesma razão, o local aos poucos foi sendo abandonado, caindo em ruínas e, finalmente, coberto pelo mato. Somente em 1838 o resto do mundo teve conhecimento deste lugar, quando guias locais levaram os britânicos até o local.

Vindos de Varanasi, depois de passar toda a noite viajando de trem, chegamos de manhã cedo em Satna (no dia 25/02/2010). Fomos então de rickshaw da estação de trem até a rodoviária, onde pegamos um ônibus para Khajuraho (4 horas de viagem). Encontramos um hotel bem barato e bom, que nos motivou a passar 6 dias descansando e visitando os fantásticos templos desta cidade.

Javari Temple, dedicado à Vishnu, foi contruído entre 1075 e 1100 d.C.

Detalhe das esculturas da fachada do Javari Temple

Paisagem e montanhas, atrás do Javari Temple

Vamana Temple, construído entre 1050 e 1075 d.C.

Vishvanath Temple, construído em 1002 d.C.

Detalhe de esculturas do Vishvanath Temple, representando cenas de sexo (Kama Sutra), bastante comum nos templos de Khajuraho.

Vishvanath Temple (à esquerda) e Parvati Temple (à direita)

Lakshmana Temple, dedicado à Vishnu, levou em torno de 20 anos para ser construído e foi finalizado em 954 d.C.

Lakshmana Temple

Detalhe de esculturas do Lakshmana Temple

Detalhe de esculturas do Lakshmana Temple, representando cenas do Kama Sutra

Detalhe de escultura do Lakshmana Temple

Detalhe de esculturas de elefantes, no Lakshmana Temple

Lakshmana Temple

À esquerda está o Kandariya Mahadev Temple: Construído entre 1025 e 1050, é o maior templo de Khajuraho. E à direita está o pequeno Mahadeva Temple, dedicado à Shiva.

A torre do Kandariya Mahadev Temple tem 31 metros de altura

Detalhe de esculturas do Kandariya Mahadev Temple, retratando cenas de sexo em posições acrobáticas.

Detalhe de esculturas do Kandariya Mahadev Temple

Detalhe de escultura no interior do Kandariya Mahadev Temple

Ao fundo está o Kandariya Mahadev Temple e, um pouco mais à frente, o Mahadeva Temple.

Detalhe de escultura de um sardula (criatura mítica com corpo de leão) na entrada do Mahadeva Temple.

Chitragupta Temple, construído entre 1000 e 1025 d.C., é dedicado ao deus sol, Surya.

Templos jainistas: Shanti Nath e Parsvanath (ao fundo)

Parsvanath Temple, jainista, construído entre 950 e 970 d.C.

Detalhe da fachada lateral do Parsvanath Temple (à esquerda), com diversas esculturas.

Detalhe de escultura do Parsvanath Temple

Detalhe de escultura do jainista Adinath Temple

Menino pintado no dia de Holi. O Holi é um grande festival na India, comemorado a cada ano no dia de lua cheia do mês indiano de Phalguna (fevereiro/março). Ele celebra o fim do inverno e início da primavera. É o festival das cores, onde as pessoas saem nas ruas pintando umas as outras com os famosos pozinhos coloridos que deixam as cidades e as pessoas multicoloridas.

Khajuraho é uma pequena cidade e por isso, para nossa sorte, o Holi estava razoavelmente tranquilo. Tentamos escapar o máximo que pudemos dos corantes, pois não queríamos estragar nossas poucas roupas de viagem. Porém, em uma saída do hotel para o restaurante fomos pegos: Felizmente pintaram somente nossos rostos.

Vendedora de pimenta na feira

Pôr-do-sol no lago Shiv Sagar

No dia 03/03/2010, de manhã cedo, deixamos Khajuraho e fomos de ônibus para Agra.