Núcleo Caboclos - Cavernas do PETAR

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), localizado no sul do estado de São Paulo, abriga uma grande porção de Mata Atlântica preservada e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.
O parque possui quatro núcleos de visitação: Santana, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Caboclos.
O Núcleo Caboclos está localizado bem ao centro do PETAR, numa área mais isolada dos demais núcleos. Nele estão várias cavernas lindas, tais como: Temimina, Pescaria e Desmoronada. É o único núcleo de visitação do parque que possuí em seu interior área para camping, com lavanderia, banheiros e sanitários, sob administração da direção do parque. É cobrada uma taxa de visitação.
Para chegar no Núcleo Caboclos é preciso pegar a Rodovia SP-250 (Capão Bonito - Guapiara - Apiaí), toda asfaltada e, em seguida, uma estrada de terra, de aproximadamente de 7 km até a portaria e 9 km até o centro do núcleo e área de camping. O Núcleo Cablocos está cerca de 75 km do Núcleo de Santana e 50 km da cidade de Apiaí.


Caverna Sete Lagos, no Núcleo Cablocos (PETAR), é linda e pouco conhecida. Ao cruzar a caverna Desmoronada, chega-se no Vale da Ilusão, onde estão as cavernas Ilusão e Sete Lagos.


Mapa de acesso: Como chegar no PETAR. A estrada de terra que dá acesso ao Núcleo Caboclos sai da SP-250.


Carta topográfica do Núcleo Caboclos, indicando algumas das cavernas e suas trilhas de acesso.

2 comentários:

  1. Poxa, esse é um belo lugar, mas infelizmente só conheço núcleo Santana!!! Mas com certeza um dia conhecerei o Núcleo Caboclos. Cabe a mim neste momento somente ver as fotos e as histórias contadas,e contemplar a minha maneira!! Parabéns por esse trabalho!!

    ResponderExcluir
  2. O PETAR é um show da natureza dentro do estado de São Paulo! Para ver as belezas tem que se ter "olhos para enxergar" e ser "andarilho" em busca das belezas do caminho!

    ResponderExcluir