Cordón del Plata: Cerro Plata, Vallecitos e Rincón


As montanhas do Cordón del Plata. (Clique na imagem para ampliar)


O Cordón del Plata é um ótimo campo-escola para alta-montanha. Estive três vezes lá. A primeira vez foi em 1996, para subir o Vallecitos. Depois, em 1998, quando escalei o Plata, o Vallecitos e o Rincón. E mais tarde, em 1999, apenas para fazer caminhadas. Nesta época o Cordón del Plata ainda não era tão frequentado como é atualmente. Nestas vezes que estive lá, normalmente não havia mais do que três barracas no acampamento “Salto”. Aliás, em ocasiões, estivemos acampados sozinhos por lá.
No entanto, justamente as características que fazem deste maciço de montanhas ser um ótimo campo-escola, fizeram com que houvesse um enorme aumento do fluxo de pessoas ao longo dos anos 2000. Estas características são: proximidade da cidade Mendoza, fácil acesso, caminhada de aproximação curta, diversas vias sem dificuldades técnicas, altitudes de até 6000m, etc. Enfim, o Cordón del Plata tornou-se um lugar bastante popular para a primeira experiência em altitude de muitos montanhistas e/ou também como local de aclimatação antes de ir para o Aconcagua. E assim, hoje em dia o local é muitíssimo frequentado... Na alta temporada, no acampamento “Salto” há enormes barracas de expedições comerciais (nos moldes do Aconcagua), além das diversas barracas dos grupos de montanhistas independentes que passam por lá.

Abaixo estão listadas as escaladas que fiz na década de 90 na região (que mais adiante descrevo com maiores detalhes):

- Vallecitos (cumbre sur) 5440m (Cordón del Plata, Argentina; 27/Janeiro/1996)
- Rincón 5325m (Cordón del Plata, Argentina; 05/Janeiro/1998; via normal)
- Plata 5950m (Cordón del Plata, Argentina; 07/Janeiro/1998)
- Falso Plata (cumbre nordeste) 5840m (Cordón del Plata, Argentina; 07/Janeiro/1998)
- Vallecitos (cumbre principal) 5450m (Cordón del Plata, Argentina; 09/Janeiro/1998)
- Rincón 5325m (Cordón del Plata, Argentina; 12/Janeiro/1998; via supercanaleta)

O Plata, o Vallecitos e o Rincón são provavelmente as montanhas mais frequentadas do maciço. São escaladas simples e que proporcionam uma ótima experiência, numa linda paisagem de montanha. O equipamento necessário para as vias normais é o básico de alta-montanha: botas-duplas, crampons, piqueta clássica e/ou bastões de esqui.

A seguir descrevo a escalada destas três montanhas:


Croqui


Imagem do Google Earth: Cordón del Plata


Imagem do Google Earth: acesso aos acampamentos Salto e Ollada; e aos Cerros Plata e Vallecitos.


Cerro Plata e acesso ao Cerro Vallecitos

OBS.:
A via normal do Cerro Plata é uma caminhada sem dificuldades técnicas. As vias alternativas descritas na foto acima também não apresentam dificuldades técnicas.

A via normal do Cerro Vallecitos é uma caminhada até o cume sul, sem dificuldades técnicas. A maioria das pessoas pára aí. A partir do cume sul, para ir ao cume principal, deve-se descer uns 30 metros rumo ao norte, por uma rampa de pedras soltas. E então deve-se escalar uma parede de rocha de uns 40 metros (III grau), na face leste da montanha.


Cerro Vallecitos: A via normal segue pela crista no lado esquerdo da montanha. Acompanhando a crista pelo lado esquerdo da montanha, o primeiro cume que se vê é o cume sul. Em seguida, logo à direita, pode-se ver o cume principal.


Cerro Rincón

OBS.: A via normal do Cerro Rincón é uma caminhada, sem dificuldades técnicas. A via supercanaleta pode se mostrar perigosa, principalmente no verão, devido queda de pedras.



Escalando a Supercanaleta do Cerro Rincón (5325m).


Para mais informações e fotos, veja também o link abaixo:
Escaladas no Cordón del Plata em 1998

3 comentários:

  1. Hola Amigo! muy buenas fotos e información del cordon del plata.
    Un Abrazo!.

    ResponderExcluir
  2. olá amigo! gostaria de umas informaçoes, como é feita a ida ate o campo base sky montana? existem onibus ou algum transporte de mendoza ou de las vegas ate o campo base de sky?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Talvez minhas infos estejam desatualizadas, pois faz muito tempo que estive lá.
      Mas naquela época era o seguinte:
      - Opção mais barata: Pegar ônibus Mendoza - Las Vegas; descer no cruzamento onde sai a estrada para Vallecitos (estação de esqui); ir subindo a pé a estrada (aprox. 15km) tentando alguma carona.
      - Opção mais cara: Contratar um transporte para te levar direto de Mendoza à Vallecitos.

      No Terminal de Ônibus de Mendoza tinha uma oficina de informações turísticas, onde era possível conseguir todas as infos necessárias a respeito dos possíveis meios de transporte até lá.

      É isso aí! Boa viagem!

      Excluir