Morro da Igreja e Serra Catarinense

Foto: A incrível Pedra Furada, vista do topo do Morro da Igreja (1822m).


Foto: O Morro da Igreja (1822m)


A primeira vez que passei por lá, em 2004, estava de férias, viajando de carro desde Porto Alegre em direção a São Paulo. Decidi fazer a viagem pela serra: de Cambará do Sul segui até São José dos Ausentes, passei por Silveira e continuei até São Joaquim, tudo por estrada de terra. De São Joaquim fui até Urubici (por estrada asfaltada). De Urubici fui conhecer o Morro da Igreja e continuei pela Serra do Corvo Branco (em estrada de terra, com exceção do trecho mais alto: o "passo" e os caracóis, onde é asfaltado), descendo até o litoral.


Foto: Serra do Corvo Branco

Foto: Serra do Corvo Branco: muitas curvas e belas paredes de basalto


O Morro da Igreja está situado na Serra Geral, no sudeste do estado de Santa Catarina. Seu pico possui 1822m de altitude e é considerado o ponto habitado mais alto da Região Sul. Também é considerado um dos lugares mais frios do Brasil, onde no inverno são comuns as temperaturas negativas e a ocorrência de queda de neve. Nele foi registrada a temperatura de -17,8°C, em 29 de junho de 1996, possivelmente a temperatura mais baixa já medida no Brasil. Porém, esse registro não é oficial. A menor temperatura registrada oficialmente no Brasil até essa data foi de -14°C, no município de Caçador, também no estado de SC, em 1952.
No alto do Morro da Igreja há uma base militar da Força Aérea Brasileira (FAB) e também antenas de controle do tráfego aéreo (CINDACTA). Um pouco abaixo do cume do Morro da Igreja está a Pedra Furada, uma linda formação rochosa em forma de arco.
O Morro da Igreja (1822m) é o segundo ponto mais alto de Santa Catarina e o quarto da região Sul do Brasil, atrás do Morro da Boa Vista (1827m), em Santa Catarina, e dos picos Caratuva (1860m) e Paraná (1877m), no estado do Paraná.


Um comentário:

  1. Lindas fotos, parabéns!!!
    Fernanda Loures
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir